sábado, 5 de julho de 2014

Como alimentar um avestruz

Tenho me sentido assim. Um avestruz. Os enjoos passaram, mas não posso ver comida que quero um pedaço. Que se torna uma refeição inteira. Posso estar satisfeita que, mesmo assim, se vir uma pessoa comendo, fico querendo um pouco. E nessa haja pão com requeijão, leite com Toddy, banana com granola, torrada com geléia, maçã... Ah, a maçã é um caso à parte, porque preciso comer escondida, quase como se fosse um doce, porque se eu chego perto da Aurora comendo maçã ela já acha que levei pra ela e eu perco o lanche. E convenhamos que dá uma super preguiça de levantar do sofá pra ir buscar outra...
E isso de ficar comendo mesmo sem fome está me saindo caro. Ou me saindo pesado. Não tenho como não comparar o ganho de peso com a primeira gestação. Lembro que ganhei 1kg por mês, certinho, e só desandei no último mês, ganhando 2kg. Total de 10kg em toda gestação, um peso excelente. E, mesmo assim, não foi fácil fazer a barriga sumir (até porque ela nunca sumiu, mas melhorou bem). Agora já são 3,5kg, e não tenho 3 meses ainda. Sem contar que minha barriga está enorme. Até achei que eram gêmeos! Acho que comentei isso já...
A minha sorte foi que, antes de engravidar, eu estive com 5kg a mais que meu peso normal. Aí fiz uma dieta mega restritiva (mas nem era tanto por conta do peso e, sim, por causa da maldita candidíase de repetição que vem me atacando desde Dezembro. Me informei que a dieta rica em carboidrato favorece o desenvolvimento do fungo, e aí resolvi ficar sem farinha branca, arroz branco, açúcar, etc.), e comecei também a fazer academia e natação. Com isso, perdi os 5kg e voltei a pesar 52kg, exatamente o mesmo peso de quando engravidei da Aurora!
No final da gestação dela tive estrias perto do umbigo. Ficaram discretas, mas estria é um troço chato que mexe com a auto-estima, né? Então além de hidratar a pele, beber água (puts, preciso lembrar mais disso), preciso me cuidar pra ganhar pouco peso.
Mas como parar de comeeeeer?
Estou confiante que ao voltar pra natação (coisa que também preciso lembrar de me organizar pra fazer), vou conseguir manter o ganho de peso até 1kg por mês. Sim, natação! Hidroginástica é para os fracos! haha Tô brincando. Mas é que como acabei de aprender a nadar, estou mega empolgada para continuar, e também porque a natação acaba tendo menos impacto que a hidro e é super recomendada também para gestantes. Para mulheres sedentárias a recomendação é esperar os 3 primeiros meses e só depois começar qualquer exercício, mas quem já vinha praticando algum exercício pode continuar, talvez diminuindo a intensidade, até porque rola uma indisposição natural nesse primeiro trimestre e o corpo fica mais cansado. O mesmo vai acontecer de novo no último trimestre, por causa do peso e dos desconfortos respiratórios. É bom lembrar de falar com o médico antes de fazer exercícios, só para confirmar se não tem nenhum impedimento.

Enfim, vamo que vamo, cuidando da saúde para ter uma gestação tranquila e uma recuperação pós-parto mais rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário