segunda-feira, 7 de julho de 2014

Primeira remessa de fraldas de pano a caminho!

Antes de contar sobre as fraldas que comprei, vamos à pergunta que muitos costumam fazer: "Mas por que fralda de pano?"
Vou enumerar alguns dos motivos que me levaram a usar e aprovar as fraldas de pano na Aurora e a repetir a dose com o segundo bebê. Mas, antes, esqueça aquela imagem da fralda branca pendurada no varal. Quando falo em fralda de pano, eu falo disso:


"Ah, tipo uma calça plástica?"
Por favor, não me ofenda. Elas são muuuuito mais que isso.

Veja bem a parte de dentro do modelo "com bolso" (ou pocket):
A camada externa é feita de um impermeável respirável. A parte em contato com o bebê pode ser de vários tecidos. Esse é microfibra, que repele o xixi, então o bebê fica sequinho. E há uma abertura onde é colocado um recheio (que pode ser de microfibra, algodão, bambu, cânhamo...), que é o que absorve o xixi.


Na verdade existem vááários modelos, inclusive ainda podem ser usadas as fraldas brancas tradicionais, só que sem os mortíferos alfinetes! E sem as chatíssimas fitas crepe. Agora temos os snappis. Rá!


Em formato de T e com garrinhas em cada ponta, eles deixam a fralda no lugar certo e não machucam o bebê. Por cima dessa fralda, pode ir uma calça plástica comum, ou pode ir uma capa mais elaborada, tipo assim:



Agora sim, feitas as devidas apresentações, vamos aos motivos para usar as fraldas de pano. (E acho que nem preciso mencionar o quesito beleza. São ou não são lindas???)


- Fraldas de pano são ecológicas. 
Ao invés de jogar um montão de fraldas (faça as contas aí, umas 8 fraldas por dia, vezes 365 dias no ano, vezes uns 2 anos e meio - se não tiver o prazer de desfraldar cedo, como foi a Lola. Isso dá umas SETE MIL fraldas. No lixo. Que não vão se decompor até que você seja ao menos bisavó.), teremos umas 25 fraldas de pano, que durarão toda fase fraldística da criança, visto que existem modelos que crescem com o bebê. E depois essas fraldas podem ficar pro próximo filho ou podem ser vendidas, doadas, e aproveitadas por outra família.
Fraldas descartáveis utilizadas por cada criança.
"Mas peraí... pra lavar as fraldas gasta água, sabão..." Sim. E pra fabricar as descartáveis também se gasta MUITA água, energia, agentes químicos branqueadores... O que me lembra do segundo motivo.


- Fraldas de pano não contêm agentes químicos.
Já ouviu falar em bebê que teve alergia à fralda? Pois é. As descartáveis, para conseguirem absorver tanto xixi, possuem um gel no interior. O tecido que fica em contato com o bebê também recebeu tratamento químico. Além disso, a fralda esquenta o bebê e não permite que a pele respire. Logo, pra se usar fralda descartável, é preciso usar pomada anti-assadura. Fralda de pano dispensa essas pomadas, a menos que haja alguma assadura por ter ficado mais tempo em contato com cocô.
O segredo da absorção nas fraldas descartáveis


- Fraldas de pano são MUITO mais baratas.
Sabe a conta que fizemos no início, pra determinar o gasto com fraldas descartáveis? Agora converta cada fralda daquela em centavos... Não sei direito o preço de cada pacote, até porque são muitas marcas diferentes, mas você vai gastar em torno de 3 mil reais. Mais os tubos de pomada anti-assadura. Fraldas de pano custam, no máximo, 45,00 (sendo que é possível comprar por menos de 20, dependendo da marca). Então o gasto fica sempre menor que 1500,00. Existem ainda acessórios necessários, como um balde para guardar as fraldas, paninhos para limpeza (quem também podem ser de pano) e o gasto com água e máquina de lavar. Mas, mesmo assim, o gasto fica bem inferior. E, por falar em máquina de lavar...

- Fraldas de pano hoje em dia não são difíceis de higienizar.
Aleluia, irmãos, temos máquinas de lavar! As fraldas de pano modernas resistem a lavagens sucessivas na máquina, até com água quente, e saem limpinhas. A maioria das famílias tira a fralda do bebê e coloca num balde. Se for fralda de cocô, primeiro tira o cocô com aquelas duchinhas higiênicas, cocô vai direto pro vaso (e não pro aterro sanitário!), fralda vai pro balde. Máquina lava, apita quando está tudo pronto, daí é só estender e depois recolher fraldas limpinhas e cheirosas. Casas com área de serviço não muito ventiladas precisam ter mais cuidados para que as fraldas sequem à tempo das próximas trocas. Muitas vezes um varalzinho de chão na varanda ou perto da janela já resolvem.

E ainda há quem diga que
- Fraldas de pano tornam o desfralde mais fácil.
Como existem modelos com o interior em algodão, a fralda fica molhada. E isso é BOM para a fase do desfralde. Sentindo-se molhada, a criança se incomoda e começa a desejar não usar mais a fralda. Se isso é geral, eu não sei, mas a Aurora desfraldou relativamente cedo, logo que completou 2 anos. Lembro que fiquei até com saudade das fraldinhas de pano...

Os únicos pontos negativos:
Fraldas de pano são mais volumosas. Deixam um bumbunzão e, às vezes, fica impossível usar bodies (mas já existem adaptadores para fazer com que os bodies fechem).
Fraldas de pano podem ficar com cheiro forte se não forem lavadas corretamente. Mas a internet está cheia de tutoriais e o segredo é pouquíssimo sabão sempre, amaciante jamais!
Fraldas de pano viciam. Você vai querer vários modelos e estampas, e terá que decidir quais comprar!


E, finalmente, vou falar sobre as fraldas de pano que comprei!
Ontem entrei na internet e consegui uma promoção de uma marca que adorei usar na Aurora: Fuzzibunz. Acho que vou deixar a descrição da marca para outro dia, porque esse post ficou gigante. Não vejo a hora de encher a gaveta de fraldinhas!

Um comentário: