segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mesma criação?

Esse papo de "mesma criação" pra dizer que os filhos receberam os mesmos cuidados e mesmo assim saíram diferentes um do outro, me desculpa, mas isso não existe.
O meu ainda nem nasceu e eu já sei que a criação não será a mesma. Pra começar, EU não sou a mesma. Quando Aurora nasceu, tinha uma mãe inexperiente, porém paciente. Cresceu sem ver a mãe perder a cabeça, até que ela começou a fase de querer fazer as coisas do jeito dela e eu não sei onde foi que escondi minha paciência. Bebê 2 já vai crescer ouvindo a mãe dizer pra irmã "Quantas vezes vou ter que pedir??", "Um... Dois... Três!", "Estamos atrasados!" e por aí vai.
É duro assumir, mas eu não sou um poço de paciência, criatividade e nem de auto-controle. Não sou uma super-mãe e estou longe de ser perfeita. Pelo contrário. Em vários momentos eu queria férias de ser mãe. Ficar sem ver filho, sem preocupar se comeu o almoço, se não comeu a meleca, sem levantar pra limpar bumbum, sem ler história sendo que eu já estou praticamente dormindo, sem acordar no meio da noite porque "não estou achando meu travesseiro" (...). A lista é bem maior, inesgotável, provavelmente.
Ser mãe cansa muito!
E eu não sabia disso, mas também não posso dizer que não tinha uma noção do que era, até porque desde sempre a gente ouve o ditado "ser mãe é padecer no paraíso". Imagine-se no paraíso, seja lá onde for seu paraíso: uma praia, um chalé na montanha, um shopping de outlet. E mesmo assim você padece.

Significado de Padecer

v.t.d. v.t.i. e v.i. Sofrer de dores (físicas ou morais); estar doente; ser alvo de maus-tratos; ter dificuldades ou estar infeliz: padecia torturas; padecia de uma aflição imensa; ela padeceu no hospital por meses.
Não dá pra curtir, né? Tipo ir pra praia e ter diarreia. Ir pro chalé na montanha e não ter comida. Ou ir pro outlet e não ter dinheiro (nem cartão!). De que adianta? Com a maternidade, você vai pra praia, não tem diarreia, mas o filho tem. Ou simplesmente não gosta da sensação da areia nos pés (...). No chalé, tem comida, mas o filho não come, ou se machuca. No shopping, desista, você não vai fazer compras sem dizer "Por favor, não encosta a mão suja aí nessas roupas!"
Mas... pra não dizer que maternidade é APENAS padecer...
Na praia você redescobre que é legal fazer castelo de areia e escrever as vogais no chão. E que é gostoso poder abraçar um pacotinho de casaco no frio da montanha. E que uma parada para tomar sorvete faz bem no meio de um passeio exaustivo no shopping. Descobre até que os shoppings possuem áreas para depositar as crianças para os pais fazerem compras em paz. E descobre também que os shoppings não são os melhores lugares para ir com os filhos, pelo bem deles e pela sua sanidade mental.
A verdade é que a gente vai aprendendo.
E esse segundo bebê vai ter uma mãe bem mais surtada do que a Aurora teve. Mas ele também vai ter uma mãe menos preocupada com sujeira e roupas estragadas. Uma mãe que sabe que criança não morre com qualquer tombo e que comer um pouco de terra faz parte de um desenvolvimento saudável. Uma mãe que sabe que crianças precisam ser poupadas de situações que não são para crianças e que a maioria dos ataques infantis é apenas sono. E que a maioria dos ataques maternos também é sono.
Esse bebê vai ter também uma irmã mais velha que vai lhe fazer companhia e brincar com ele, liberando a mãe surtada de brincar de Barbie. Uma irmã mais velha que vai abraçá-lo enquanto dorme e deitar junto dele no sofá pra verem filme (depois de brigarem para escolher o filme). Uma irmã que vai ensiná-lo a dedurar quando alguém arrancar o brinquedo da sua mão. E que bater não é certo, mas ser feito de bobo também não é. Ele também vai aprender altos truques de maquiagem, seja menino ou menina, com essa irmãzona que ele vai ter e que adora um gloss glacial (labial). Ele vai aprender tudo que a irmã mais velha já sabe, mesmo que ele não queira. Vai até saber que não tem dois bumbuns, mas um bumbum com duas "náguenas."
É... a criação vai ser outra, mas ele também vai ser uma criança feliz.
(suspiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário