segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sobre as mudanças no corpo

Assim como na primeira gravidez, o primeiro sinal que avassaladoramente apareceu foi a dor nos seios. Algo como quando estamos de TPM, só que nunca parecia acabar. Senti essas dores acho que durante os dois primeiros meses (ou foram três?). Eu já estava desistindo de viver sem sutiã. Parecia impossível, porque a dor era enorme. Na verdade não sei o que acontece fisiologicamente, mas acho que tem a ver com o aumento do tamanho dos seios. Passei do sutiã 42 para o 44, e vou ficar uma Pamella Anderson quando o leite, enfim, vier. Mas, pelo menos, não doem mais, só os mamilos continuam muito sensíveis e até a água do chuveiro machuca ao cair.
A barriga vem crescendo exponencialmente. O que antes parecia apenas uma capa de gordura avantajada, agora já é algo bem arredondado e, olha que estamos ainda no quarto mês! Sinto que explodirei!!
(Como foi que essa menina desse tamanho um dia coube na minha barriga??)
Estou tomando todo cuidado do mundo para não ter estrias. Essas danadas mexem com nossa auto-estima. Na gestação da Aurora fui ter estrias bem no finalzinho, acho que com 38 semanas, perto do umbigo. E custei pra me tocar que eram estrias. No começo coçavam MUITO e ficavam vermelhas. Pensei que fosse alguma alergia. Depois ficou claro que eram estrias e aquilo me abalou muito. Eu até tive medo da gestação se prolongar demais e a barriga ir criando cada vez mais caminhos indesejados na pele.
Estou usando óleo de amêndoas no banho e depois me hidrato com hidratante comum. Na barriga e nos seios (menos mamilos!) estou passando Bepantol Mamy. É um produto novo da Bepantol, mas como eu amo essa marca para cicatrização e assaduras de bebê, estou confiando que vai me proteger. A textura não é gordurenta como nas pomadas, o que é muito importante pra mim, cuja pele oleosa dá espinhas ao menor sinal de creme que não seja absorvido logo. Enfim, estou gostando e não sei se vou usar outro creme quando este acabar (apesar de na gravidez da Aurora eu ter gostado bastante do MaterSkin e do creme da Natura Mamãe e Bebê).
A cara vem crescendo junto com a barriga, para nossa alegria - só que não. Minha cara já era redonda e o nariz nunca foi dos mais discretos. Agora estou a pura batatona. Mas, enfim, faz parte. Ainda bem que não dá estria em bochecha.

Meu corpo vem mostrando que a imunidade realmente cai na gestação. Não aparece nada nos exames de sangue, mas eu vejo bem nas crises de candidíase e herpes. Já há algumas semanas meu lábio vive machucado. Melhora um pouco e recomeça num local próximo. Isso me deixa tão triste... A candidíase então, nem se fala. Estou tratando agora com homeopatia e os sintomas estão bem mais tranquilos, mas ainda não estou 100%. Vou tentar restabelecer minha mega dieta, pra ver se a imunidade melhora e, de quebra, dou uma segurada no peso.
É, já são 7 quilos a mais... E ainda temos 5 meses pela frente. Ó, céus! A natação não está dando conta da minha gulodice. Sai de mim, pão francês!
Amanhã é terça-feira. Nada como um dia que não seja segunda-feira para começar com novas metas. Pois bem, vou voltar a viver de frutas e fibras e diminuir radicalmente os carboidratos. Tchau açúcar, tchau farinha branca... (snif, snif)
Depois conto se me sinto mais bem disposta.

O sono, esse veio "di cum força" desde as primeiras semanas. Eu sinto vontade de hibernar até Janeiro! Vontade de fazer xixi também vem aumentando à medida que a garotinha vai crescendo e comprimindo minha bexiga. Cabelo caindo? Eu não percebo, mas a Sirlene diz que acha muito cabelo no chão quando vai varrer a casa... Gases eu tive, eu tenho, eu terei. E nem sei se tem a ver com a gravidez. haha Estou brincando, eles aumentam MUITO na gestação, uma coisa de louco.

Emocionalmente, estou praticamente normal. Não tenho tido muito motivo pra stress, então não percebo que eu esteja mais nervosa que de costume. Nem mais chorona. Claro que eu choro vendo um drama, mas o mesmo não acontece numa propaganda de iogurte, por exemplo (coisa que acontecia na gravidez da Aurora). É, tirando o episódio em que fiquei dengosa com o Arthur e chorei tudo que tinha direito, estou tirando de letra esse lance de hormônios.
Agora uma coisa estranha que aconteceu em ambas gestações é que se eu ficar em pé, me sinto zonza. Quase desmaiei em Caldas Novas esperando um elevador que jamais chegava e depois esperando chegar no térreo. Saí super zonza, com sudorese... Naquele dia eu não tinha tomado café e fiquei em pé bastante tempo, então acho que pode ter rolado tipo uma hipoglicemia. Tive muito medo de desmaiar no meio de desconhecidos.
(Viu, eu preciso comer pra não desmaiar! Como não ganhar 500kg assim?)

No mais, comparando as duas gravidezes, até agora, estou achando essa mais tranquila. Foram menos enjoos, menos emoções à flor da pele... e até menos tempo pra me preocupar demais. Ser mãe não deixa a gente viver em função da gravidez. Tem hora que eu nem lembro que estou grávida e dou uma barrigada em alguma quina de mesa! Mas nem tem como esquecer por muito tempo, porque ou vem um chutinho, ou vem a Aurora sempre contando a irmãzinha como se ela já estivesse aqui (e está!).
"Aqui tem quatro meninas: a Pampy, a mamãe, eu e a irmãzinha!"
<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário