segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sangramento, susto e só sei que nada sei

A gente acha que, porque é segunda gravidez, vai tirar tudo de letra. Mas aí que a gente se engana. Porque cada gravidez é uma, assim como cada filho é um.
A gravidez da Aurora foi a mais normal possível, sem qualquer susto. Pelo menos não que eu me lembre! Já hoje, com 10 semanas e 2 dias, tive um sangramento e corri pra ginecologista pra saber se estava tudo bem. No início senti muito medo, porque não queria perder o bebê e porque não queria uma gestação conturbada, tendo que ficar de repouso e tal. Mas procurei me acalmar e aceitar o que viesse. A vida até hoje não me desamparou, melhor confiar nela. Acontece que foi apenas um susto. Desde minha primeira consulta com ginecologista, lá com uns 19 anos, foi descoberto que tenho uma "mancha" no colo do útero, a ectopia, e isso pode provocar sangramentos. Essa ectopia é, em resumo, uma alteração celular na mucosa do colo do útero, então ele fica mais sensível naquela região e após alguma irritação pode sangrar. Como recentemente tive crise de candidíase - também comum na gravidez, visto que a imunidade tende a diminuir - isso pode ter provocado esse sangramento.
Mas ao tentar ouvir os batimentos do bebê, nada. Quando ela finalmente captou um som, disse que era a minha pulsação. Fiquei levemente preocupada, mas estava deixando nas mãos do destino. Perguntei se poderíamos fazer uma ultra, para saber se estava tudo bem e, como ela tem o aparelho lá no consultório mesmo, pudemos ver.
E lá estava o bebê... Mexendo perninhas! Ele é real! Aurora estava junto, viu o irmãozinho ou a irmãzinha (não sei por que, mas agora estou achando que é uma menina. Então deve ser um menino, porque na gravidez da Aurora eu também errei) e disse que parecia que ele estava dentro de uma lua.
Em seguida, com as esperanças devidamente recarregadas, porque nada há de abalar meu parto domiciliar!, fomos tirar fotos da barriga, pra fazer um acompanhamento mensal. Essa é, por sinal, uma das coisas que não me preocupei em fazer na gravidez da Aurora e que agora acho fundamental, assim como o registro do parto com fotos e vídeo. Me diverti nas fotos e conversei muito com a Polly que, além de fotógrafa, é minha amiga.
Ver a barriga se arredondando, me ver me transformar em lua cheia... É mesmo sagrado isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário